sábado, 3 de setembro de 2011

Como Manter-se no Mercado de Trabalho

Partindo do princípio de que todas as pessoas são substituíveis, o profissional muito qualificado tem uma tendência a se manter no mercado de trabalho por muito mais tempo e é possível melhorar a empregabilidade do profissional através do despertar dos seus potenciais inatos. E isso se aplica inclusive ao Gestor da qualidade. A tecnologia tem sido excelente para substituir os homens em todas as funções de natureza lógica e matemática e ´´neste novo paradigma cultural, os homens precisam aprender a explorar e a desenvolver seu potencial intuitivo-empreendedor, funções superiores da mente humana para as quais a tecnologia computadorizada não tem competência ainda´´ .
Esta situação ´´nos exige fazer algo diferente, coisas que os computadores e os sistemas operacionais modernos não conseguem fazer: maior produtividade com inovação e intuição; uma exigência que só pode ser realizada por pessoas melhor capacitadas e mais realizadoras´´ (pagina 39). Técnicas que possa ajudá-lo a instituir hábitos de excelência – os padrões de foco que o ajudarão a ampliar o impacto que tem em si mesmo e nos outros.
Um grande problema é que as pessoas tendem a se manter prisioneiras do medo. Por medo de perder o emprego elas perdem mesmo e ao se manter refém desta característica, o profissional acaba por deixar de olhar de forma lúcida para as oportunidades de crescimento. Acredita-se que as pessoas crescem mais quando não tem nada garantido. “O desenvolvimento humano cresce quando se vai além da própria vontade, então é necessário ter coragem, ter ousadia para empreender mudanças no pensar e agir pessoal”.

Dissertação de MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade
Denise P. Canedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário