sábado, 3 de setembro de 2011

Etíca Profissional

A ética é indispensável ao profissional, pois, na ação humana, o "fazer" e o "agir" estão integrados. O "fazer" diz respeito à competência, à eficiência e eficácia que todo profissional deve possuir para desempenhar bem a sua profissão. O "agir" refere-se à conduta deste profissional, ao conjunto de atitudes que deve este, assumirem na execução de sua profissão.
Aqui cabe ressaltar que a ética profissional cabe em todos os níveis, e diante de todas as técnicas, mesmo e principalmente quando o intuito da mesma é o desenvolvimento pessoal e profissional. O autor faz uma referencia a Mahatma Gandhi, que ensinava que existem sete situações que nos destroem;
a)      Riqueza sem trabalho: essa é uma situação também conhecida como corrupção, pois se consegui algo sem esforço, manipulando mercados, coisas ou pessoas.
b)      Prazer sem consciência: é a busca desenfreada de prazer e autossatisfação sem responsabilidade, afetando a própria saúde, a família, amigos ou a sociedade.
c)      Conhecimento sem princípios: é conhecer muito sem um caráter forte, baseado em princípios e valores elevados.
d)     Comércio e negócios sem ética: o espírito da regra de outro em negociação é o espírito da moralidade, dos benéficos mútuos, da justiça para todos.
e)      Ciência sem humanidade: quando deixamos de compreendermos os propósitos maiores da humanidade para os quais a tecnologia procura servir, tornamo-nos escravos de nossa própria tecnologia.
f)       Religião sem sacrifício: de nada vale nossas orações e objetivos de vida sem a disposição de mudarmos para melhor, de se sacrificar os velhos hábitos e atitudes, e disciplinadamente buscar melhorias constantes.
g)      Política sem princípios: ensinar e liderar pelo exemplo, com compromisso pessoal e continuo.
Monografia da MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade
Denise P. Canedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário